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=='''Um autor'''==
<font face="Verdana">
{| style="color:white; text-align:center; background-color:#9bcdac; width:100%; padding:21px;"
|+ style="caption-side:higher; color:orange;"|'''Modelo de Referência'''
|ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor. '''Título'''. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
|}


Modelo de referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor. '''Título'''. Local de publicação: Editora, ano de publicação.


'''<font face="Verdana">Na citação indireta'''
{| style="color:grey; width:100% ;"
!style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #F1C232;color:white;height:70px" |''Indireta''
|style="background: #FFF2CC;padding:21px | Na obra de Alves (2000), toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói.
|-
|}




'''Na citação indireta'''
Ou
O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói. (ALVES, 2000).


Ou
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #F1C232;color:white;height:70px;" |''Indireta''
|style="background: #FFF2CC;padding:21px;" | O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói (Alves, 2000).
|}


Na obra de Alves (2000), toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói.


'''<font face="Verdana">Na citação direta'''


{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style='text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''
|style="background: #EAD1DC;padding:21px;" | “O negro é o herói da nação brasileira” (Alves, 2000, p. 43).
|-
|}


'''Na citação direta'''
“O negro é o herói da nação brasileira.” (ALVES, 2000, p. 43).


Ou
Ou


Segundo Alves (2000, p. 43) “O negro é o herói da nação brasileira”.
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
 
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
 
!style="text-align: center;" | Citação
{| class="wikitable"
|+'''Nas referências'''
|-
|-
|''Impresso''
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''  
|ALVES, Castro. '''Navio negreiro'''. Rio de Janeiro: Record, 2000.
|style="background: #EAD1DC;padding:21px;" | Segundo Alves (2000, p. 43) “O negro é o herói da nação brasileira”.
 
|-
|''On-line''
|ALVES, Castro. '''Navio Negreiro'''. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002.
|-
|-
|}
|}


=='''Até três autores'''==
Modelo de referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. '''Título'''. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
'''Na citação direta'''
Lovelock, Wirtz, Hemzo, (2011, p. 69) afirmam que “a satisfação do cliente é crucial para o conceito de marketing”.
'''Na citação indireta'''
Lovelock, Wirtz, Hemzo, (2011) afirmam que “a satisfação do cliente é crucial para o conceito de marketing”.
{| class="wikitable" style="text-align: lefth;"
|''Impresso''
|LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. '''Marketing de serviços''': pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.


'''<font face="Verdana">Nas referências'''<br/>
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Referência
|-
|-
|''On-line''
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''Impresso''  
|LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. '''Marketing de serviços''': pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Disponível em: <http://espm.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576058885>. Acesso em: 21 jun. 2016.
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | ALVES, Castro. ''Navio negreiro''. Rio de Janeiro: Record, 2000.
 
|-
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''E-book''
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | ALVES, Castro. ''Navio Negreiro''. [''S.l.'']: Virtual Books, 2000. Disponível em: http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2002.
|}
|}

Edição atual tal como às 13h14min de 22 de março de 2025

Modelo de Referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação indireta

Tipo Citação
Indireta Na obra de Alves (2000), toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói.


Ou

Tipo Citação
Indireta O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói (Alves, 2000).


Na citação direta

Tipo Citação
Direta “O negro é o herói da nação brasileira” (Alves, 2000, p. 43).


Ou

Tipo Citação
Direta Segundo Alves (2000, p. 43) “O negro é o herói da nação brasileira”.


Nas referências

Tipo Referência
Impresso ALVES, Castro. Navio negreiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.
E-book ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2002.