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=='''Um autor'''==
<font face="Verdana">
{| style="color:white; text-align:center; background-color:#9bcdac; width:100%; padding:21px;"
|+ style="caption-side:higher; color:orange;"|'''Modelo de Referência'''
|ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor. '''Título'''. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
|}


Modelo de referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor. '''Título'''. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
'''Na citação indireta'''
O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói. (ALVES, 2000).
Ou
Na obra de Alves (2000), toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói.


'''<font face="Verdana">Na citação indireta'''
{| style="color:grey; width:100% ;"
!style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #F1C232;color:white;height:70px" |''Indireta''
|style="background: #FFF2CC;padding:21px | Na obra de Alves (2000), toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói.
|-
|}


'''Na citação direta'''
“O negro é o herói da nação brasileira.” (ALVES, 2000, p. 43).


Ou
Ou


Segundo Alves (2000, p. 43) “O negro é o herói da nação brasileira”.
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
 
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
 
!style="text-align: center;" | Citação
 
'''Nas referências'''
{| class="wikitable" style="text-align: lefth;"
 
|''Impresso''
|ALVES, Castro. '''Navio negreiro'''. Rio de Janeiro: Record, 2000.
 
|-
|''On-line''
|ALVES, Castro. '''Navio Negreiro'''. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002.
|-
|-
|style="text-align: center;background: #F1C232;color:white;height:70px;" |''Indireta''
|style="background: #FFF2CC;padding:21px;" | O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói (Alves, 2000).
|}
|}
=='''Até três autores'''==
Modelo de referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. '''Título'''. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
'''Na citação direta'''
Lovelock, Wirtz, Hemzo, (2011, p. 69) afirmam que “a satisfação do cliente é crucial para o conceito de marketing”.




'''<font face="Verdana">Na citação direta'''


'''Na citação indireta'''
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
Lovelock, Wirtz, Hemzo, (2011) afirmam que “a satisfação do cliente é crucial para o conceito de marketing”.
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
 
!style='text-align: center;" | Citação
 
'''Nas referências'''
{| class="wikitable" style="text-align: lefth;"
 
|''Impresso''
|LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. '''Marketing de serviços''': pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
 
|-
|-
|''On-line''
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''  
|LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. '''Marketing de serviços''': pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Disponível em: <http://espm.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576058885>. Acesso em: 21 jun. 2016.
|style="background: #EAD1DC;padding:21px;" | “O negro é o herói da nação brasileira” (Alves, 2000, p. 43).
 
|-
|-
|}
|}


=='''A partir de quatro autores'''==


Modelo de referência
Ou
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. '''Título'''. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
 
 
 
'''Na citação direta'''
“O balanço tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, portanto, uma posição estática.” (MARTINS, 2013, p. 2).
 
 
 
'''Na citação indireta'''
Segundo Martins (2013), a posição financeira e patrimonial de uma empresa é apresentada pelo balanço em determinada data, representando uma posição estática.
 
 
'''Nas referências'''
{| class="wikitable" style="text-align: lefth;"
 
|''Impresso''
|MARTINS, Eliseu et al. '''Manual de contabilidade societária''': aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2013.


{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Citação
|-
|-
|''On-line''
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''  
|MARTINS, Eliseu et al. '''Manual de contabilidade societária''': aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2013. Disponível em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 1 jun. 2016.
|style="background: #EAD1DC;padding:21px;" | Segundo Alves (2000, p. 43) “O negro é o herói da nação brasileira”.
|-
|-
|}
|}


=='''Autor entidade'''==
Modelo de referência
NOME DA ENTIDADE POR EXTENSO. '''Título'''. Local de publicação, ano de publicação.
'''Na citação direta'''
"O setor de turismo no Brasil está diante da maior oportunidade de desenvolvimento e geração de riqueza jamais vivida." (ASSOCIAÇÃO..., 2010, p. 82).
'''Na citação indireta'''
De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Direto (2010) este é o melhor momento para a geração de riquezas e oportunidade de desenvolvimento no setor de turismo no Brasil.
'''Nas referências'''
{| class="wikitable" style="text-align: lefth;"
|''Impresso''
|ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010.


'''<font face="Verdana">Nas referências'''<br/>
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Referência
|-
|-
|''On-line''
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''Impresso''  
|ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010. Disponível em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 12 set. 2016.
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | ALVES, Castro. ''Navio negreiro''. Rio de Janeiro: Record, 2000.
|-
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''E-book''
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | ALVES, Castro. ''Navio Negreiro''. [''S.l.'']: Virtual Books, 2000. Disponível em: http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2002.
|}
|}

Edição atual tal como às 13h14min de 22 de março de 2025

Modelo de Referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação indireta

Tipo Citação
Indireta Na obra de Alves (2000), toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói.


Ou

Tipo Citação
Indireta O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói (Alves, 2000).


Na citação direta

Tipo Citação
Direta “O negro é o herói da nação brasileira” (Alves, 2000, p. 43).


Ou

Tipo Citação
Direta Segundo Alves (2000, p. 43) “O negro é o herói da nação brasileira”.


Nas referências

Tipo Referência
Impresso ALVES, Castro. Navio negreiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.
E-book ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2002.