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=='''Um autor'''==
<font face="Verdana">
{| style="color:white; text-align:center; background-color:#9bcdac; width:100%; padding:21px;"
{| style="color:white; text-align:center; background-color:#9bcdac; width:100%; padding:21px;"
|+ style="caption-side:higher; color:orange;"|'''Modelo de Referência'''
|+ style="caption-side:higher; color:orange;"|'''Modelo de Referência'''
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'''Na citação indireta'''
'''<font face="Verdana">Na citação indireta'''
{| style="color:grey; width:100% ;"
{| style="color:grey; width:100% ;"
!style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
Linha 24: Linha 24:
|-
|-
|style="text-align: center;background: #F1C232;color:white;height:70px;" |''Indireta''  
|style="text-align: center;background: #F1C232;color:white;height:70px;" |''Indireta''  
|style="background: #FFF2CC; | O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói. (ALVES, 2000).
|style="background: #FFF2CC;padding:21px;" | O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói (Alves, 2000).
|}
|}




'''Na citação direta'''
'''<font face="Verdana">Na citação direta'''


{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
Linha 35: Linha 35:
|-
|-
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''  
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''  
|style="background: #EAD1DC;" | “O negro é o herói da nação brasileira.” (ALVES, 2000, p. 43).
|style="background: #EAD1DC;padding:21px;" | “O negro é o herói da nação brasileira” (Alves, 2000, p. 43).
|-
|-
|}
|}
Linha 47: Linha 47:
|-
|-
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''  
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''  
|style="background: #EAD1DC;" | Segundo Alves (2000, p. 43) “O negro é o herói da nação brasileira”.
|style="background: #EAD1DC;padding:21px;" | Segundo Alves (2000, p. 43) “O negro é o herói da nação brasileira”.
|-
|-
|}
|}




'''Nas referências'''<br/>
'''<font face="Verdana">Nas referências'''<br/>
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
Linha 58: Linha 58:
|-
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''Impresso''  
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''Impresso''  
|style="background: #CFE2F3;height:60px;" | ALVES, Castro. ''Navio negreiro''. Rio de Janeiro: Record, 2000.
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | ALVES, Castro. ''Navio negreiro''. Rio de Janeiro: Record, 2000.
|-
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''On-line''
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''E-book''
|style="background: #CFE2F3;height:60px;" | ALVES, Castro. ''Navio Negreiro''. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002.  
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | ALVES, Castro. ''Navio Negreiro''. [''S.l.'']: Virtual Books, 2000. Disponível em: http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2002.  
|}
 
=='''Até três autores'''==
 
{| style="color:white; text-align:center; background-color:#9bcdac; width:100%; padding:21px;"
|+ style="caption-side:higher; color:orange;"|'''Modelo de Referência'''
|ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. '''Título'''. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
|}
 
 
'''Na citação indireta'''
{| style="color:grey; width:100%;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #F1C232;color:white;height:70px" |''Indireta''
|style="background: #FFF2CC; | A satisfação do cliente é um ponto importante para o entendimento do marketing”. (LOVELOCK, WIRTZ, HEMZO; 2011).
|-
|}
 
 
 
'''Na citação direta'''
 
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style='text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''
|style="background: #EAD1DC;" | Lovelock, Wirtz, Hemzo, (2011, p. 69) afirmam que “a satisfação do cliente é crucial para o conceito de marketing”.
|-
|}
 
 
 
'''Nas referências'''<br/>
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Referência
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''Impresso''
|style="background: #CFE2F3;height:60px;" | LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. '''Marketing de serviços''': pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''On-line''
|style="background: #CFE2F3;height:60px;" | LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. '''Marketing de serviços''': pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Disponível em: <http:espm.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576058885>. Acesso em: 21 jun. 2016.
|}
 
=='''A partir de quatro autores'''==
 
{| style="color:white; text-align:center; background-color:#9bcdac; width:100%; padding:21px;"
|+ style="caption-side:higher; color:orange;"|'''Modelo de Referência'''
|ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. '''Título'''. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
|}
 
 
'''Na citação indireta'''
{| style="color:grey; width:100%;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #F1C232;color:white;height:70px" |''Indireta''
|style="background: #FFF2CC; | Segundo Martins et al. (2013), a posição financeira e patrimonial de uma empresa é apresentada pelo balanço em determinada data, representando uma posição estática
|-
|}
 
 
'''Na citação direta'''
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style='text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''
|style="background: #EAD1DC;" |  “O balanço tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, portanto, uma posição estática.” (MARTINS et al., 2013, p. 2).
|-
|}
 
 
 
'''Nas referências'''<br/>
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Referência
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''Impresso''
|style="background: #CFE2F3;height:60px;" | MARTINS, Eliseu et al. '''Manual de contabilidade societária''': aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2013.
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''On-line''
|style="background: #CFE2F3;height:60px;" | MARTINS, Eliseu et al. '''Manual de contabilidade societária''': aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2013. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 1 jun. 2016.
|}
 
=='''Autor entidade'''==
 
Modelo de referência
NOME DA ENTIDADE POR EXTENSO. '''Título'''. Local de publicação, ano de publicação.
 
 
 
'''Na citação direta'''
"O setor de turismo no Brasil está diante da maior oportunidade de desenvolvimento e geração de riqueza jamais vivida." (ASSOCIAÇÃO..., 2010, p. 82).
 
 
 
'''Na citação indireta'''
De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Direto (2010) este é o melhor momento para a geração de riquezas e oportunidade de desenvolvimento no setor de turismo no Brasil.
 
 
'''Nas referências'''
{| class="wikitable" style="text-align: lefth;"
 
|''Impresso''
|ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010.
 
|-
|''On-line''
|ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 12 set. 2016.
|-
|}
 
=='''Autoria desconhecida'''==
 
Modelo de referência
Título (Primeira palavra em CAIXA ALTA). Local de publicação: Editora, ano de publicação.
 
 
 
'''Na citação direta'''
“em nova Londrina (PR), as crianças são levadas às lavouras a partir dos 5 anos”. (NOS CANAVIAIS..., 1995, p. 12)
 
 
 
'''Na citação indireta'''
Crianças a partir de 5 anos são levadas para o trabalho nas lavouras em Londrina (PR). (NOS CANAVIAIS..., 1995)
 
 
 
'''Nas referências'''
{| class="wikitable" style="text-align: lefth;"
 
|''Impresso''
|NOS CANAVIAIS, Mutilação em vez de lazer e escola. Rio de Janeiro: Globo, 1995.
 
|-
|''On-line''
|NOS CANAVIAIS, Mutilação em vez de lazer e escola. Rio de Janeiro: Globo, 1995. São Paulo, 2010. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 5 set. 2016.
|-
|}
 
=='''Sem data, local de publicação e/ou editora'''==
 
===''Data''===
Se nenhuma data de publicação, distribuição, copirraite, impressão etc. puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes, conforme indicado:
{| class="wikitable" style="text-align: lefth;"
 
|[1971 ou 1972]
| um ano ou outro
|-
|[1969?]
|data provável
|-
|[1973]
|data certa, não indicada no item
|-
|[entre 1906 e 1912]
|use intervalos menores de 20 anos
|-
|[ca. 1960]
|data aproximada
|-
|[197-]
|década certa
|-
|[197-?]
|década provável
|-
|[18--]
|século certo
|-
|[18--?]
|século provável
|}
 
 
 
===''Local de publicação''===
O nome do local (cidade) de publicação deve ser indicado tal como figura no documento. Alguns casos fogem à regra, tais como:
 
*No caso de homônimos de cidade, acrescenta-se o nome do estado, do país etc;
*Quando houver mais de um local para uma só editora, indica-se o primeiro ou o mais destacado;
*Quando a cidade não aparece no documento, mas pode ser identificada, indica-se entre colchetes;
*Não sendo possível determinar o local, utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes '''[S.l.]'''.
 
===''Editora''===
O nome da editora deve ser indicado tal como figura no documento. Quando a editora não puder ser identificada, deve-se indicar a expressão ''sine nomine'', abreviada, entre colchetes '''[s.n.]''';
 
Observação: quando o local e o editor não puderem ser identificados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas e entre colchetes '''[S.l.: s.n.]'''.
 
=='''Citação de vários autores simultâneos'''==
 
'''Citação indireta'''
O desenvolvimento de uma estratégia de marketing envolve dois aspectos: a definição do mercado-alvo e a definição do Composto de Marketing, ou, mais especificamente, decisões sobre os 4Pês. (McCARTHY, 1981; AAKER, 1997; KOTLER, 2000).
 
'''Nas referências'''
{| class="wikitable" style="text-align: lefth;"
 
|rowspan="3"|''Impresso''
|AAKER, D. A. '''Marketing Research'''. New York: John Wiley & Sons, 1997.
|-
|KOTLER, P. '''Administração de Marketing''': a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice  Hall, 2000.
|-
|colspan="3"|McCARTHY, J. B. '''Marketing Approach'''. Homewood: Irwin, 1981.
|}
 
=='''Capítulo de livro'''==
 
Modelo de referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título do capítulo. In: referência completa do livro.
 
 
 
'''Na citação direta'''
Borges e Yamamoto (2014, p. 28) destacam que: “No Império Romano, as guerras e conquistas, o antagonismo de classe e as crises econômicas que empobreciam ainda mais as camadas populares garantiam a abundância de mão de obra escrava”.
 
 
 
'''Na citação indireta'''
O trabalho escravo, no Império Romano, era abundante devido as guerras e conquistas, além das crises econômicas e o empobrecimento das classes populares fortalecia o uso desta mão de obra. (BORGES; YAMAMOTO, 2014).
 
 
'''Nas referências'''
*Se o autor da parte é diferente do autor da obra no todo.
 
{| class="wikitable" style="text-align: left;"
 
|''Impresso''
|BORGES, Livia de Oliveira; YAMAMOTO, Oswaldo H. '''Mundo do trabalho''': construção histórica e desafios contemporâneos. In: BASTOS, Antonio Virgilio Bittencourt; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; ZANELLI, José Carlos (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 25-72.
 
|-
|''On-line''
|BORGES, Livia de Oliveira; YAMAMOTO, Oswaldo H. '''Mundo do trabalho''': construção histórica e desafios contemporâneos. In: BASTOS, Antonio Virgilio Bittencourt; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; ZANELLI, José Carlos (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 25-72. Disponível em: <http:online.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582710852>. Acesso em: 21 jun. 2016.
 
|-
|}
 
 
*Se o autor da parte é idêntico ao autor da obra no todo
 
{| class="wikitable" style="text-align: lefth;"
 
|''Impresso''
|FREITAS, Marcos. Para uma sociologia histórica da infância no Brasil. In: ______. (Org.). '''História social da infância no Brasil'''. São Paulo: Cortez, 2001. p. 11- 18.
|}
 
-----------------------------------
{| border="1" cellpadding="5" cellspacing="0" style="text-align: center;"
|+'''Exemplo de tabela'''
|-
! style="background: #efefef;" | Primeiro cabeçalho
! colspan="2" style="background: #ffdead;" | Segundo cabeçalho
|-
| Superior esquerdo
|
| rowspan=2 style="border-bottom: 3px solid grey; vertical-align: top;" |
lateral direita
|-
| style="border-bottom: 3px solid grey;" | inferior esquerdo
| style="border-bottom: 3px solid grey;" | inferior central
|-
| colspan="3" style="text-align: center;" |
{| border="0"
|+''Tabela dentro de tabela''
|-
| style="width: 150px; text-align: center;" | [[Imagem:Wikipedia-logo-pt.png]]
| style="width: 150px; text-align: center;" | [[Imagem:Wikipedia-logo-pt.png]]
|-
| colspan="2" style="text-align: center; border: 1px solid red;" | Dois logos da Wikipédia
|}
|}
|}

Edição atual tal como às 13h14min de 22 de março de 2025

Modelo de Referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação indireta

Tipo Citação
Indireta Na obra de Alves (2000), toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói.


Ou

Tipo Citação
Indireta O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói (Alves, 2000).


Na citação direta

Tipo Citação
Direta “O negro é o herói da nação brasileira” (Alves, 2000, p. 43).


Ou

Tipo Citação
Direta Segundo Alves (2000, p. 43) “O negro é o herói da nação brasileira”.


Nas referências

Tipo Referência
Impresso ALVES, Castro. Navio negreiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.
E-book ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2002.