Livro: mudanças entre as edições

De Normas ABNT
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
 
(40 revisões intermediárias por 4 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
=='''Um autor'''==
<font face="Verdana">
{| style="color:white; text-align:center; background-color:#9bcdac; width:100%; padding:21px;"
{| style="color:white; text-align:center; background-color:#9bcdac; width:100%; padding:21px;"
|+ style="caption-side:higher; color:orange;"|'''Modelo de Referência'''
|+ style="caption-side:higher; color:orange;"|'''Modelo de Referência'''
Linha 6: Linha 6:




'''Na citação indireta'''
'''<font face="Verdana">Na citação indireta'''
{| style="color:grey; width:100% ;"
{| style="color:grey; width:100% ;"
!style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
Linha 24: Linha 24:
|-
|-
|style="text-align: center;background: #F1C232;color:white;height:70px;" |''Indireta''  
|style="text-align: center;background: #F1C232;color:white;height:70px;" |''Indireta''  
|style="background: #FFF2CC;padding:21px;" | O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói. (ALVES, 2000).
|style="background: #FFF2CC;padding:21px;" | O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói (Alves, 2000).
|}
|}




'''Na citação direta'''
'''<font face="Verdana">Na citação direta'''


{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
Linha 35: Linha 35:
|-
|-
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''  
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''  
|style="background: #EAD1DC;padding:21px;" | “O negro é o herói da nação brasileira.” (ALVES, 2000, p. 43).
|style="background: #EAD1DC;padding:21px;" | “O negro é o herói da nação brasileira” (Alves, 2000, p. 43).
|-
|-
|}
|}
Linha 52: Linha 52:




'''Nas referências'''<br/>
'''<font face="Verdana">Nas referências'''<br/>
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
Linha 60: Linha 60:
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | ALVES, Castro. ''Navio negreiro''. Rio de Janeiro: Record, 2000.
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | ALVES, Castro. ''Navio negreiro''. Rio de Janeiro: Record, 2000.
|-
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''On-line''
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''E-book''
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | ALVES, Castro. ''Navio Negreiro''. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002.  
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | ALVES, Castro. ''Navio Negreiro''. [''S.l.'']: Virtual Books, 2000. Disponível em: http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2002.  
|}
 
=='''Até três autores'''==
 
{| style="color:white; text-align:center; background-color:#9bcdac; width:100%; padding:21px;"
|+ style="caption-side:higher; color:orange;"|'''Modelo de Referência'''
|ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. '''Título'''. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
|}
 
 
'''Na citação indireta'''
{| style="color:grey; width:100%;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #F1C232;color:white;height:70px" |''Indireta''
|style="background: #FFF2CC;padding:21px;" | A satisfação do cliente é um ponto importante para o entendimento do marketing”. (LOVELOCK, WIRTZ, HEMZO; 2011).
|-
|}
 
 
 
'''Na citação direta'''
 
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style='text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''
|style="background: #EAD1DC;padding:21px;" | Lovelock, Wirtz, Hemzo, (2011, p. 69) afirmam que “a satisfação do cliente é crucial para o conceito de marketing”.
|-
|}
 
 
 
'''Nas referências'''<br/>
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Referência
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''Impresso''
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. '''Marketing de serviços''': pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''On-line''
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. '''Marketing de serviços''': pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Disponível em: <http:espm.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576058885>. Acesso em: 21 jun. 2016.
|}
 
=='''A partir de quatro autores'''==
 
{| style="color:white; text-align:center; background-color:#9bcdac; width:100%; padding:21px;"
|+ style="caption-side:higher; color:orange;"|'''Modelo de Referência'''
|ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. '''Título'''. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
|}
 
 
'''Na citação indireta'''
{| style="color:grey; width:100%;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #F1C232;color:white;height:70px" |''Indireta''
|style="background: #FFF2CC;padding:21px;" | Segundo Martins et al. (2013), a posição financeira e patrimonial de uma empresa é apresentada pelo balanço em determinada data, representando uma posição estática
|-
|}
 
 
'''Na citação direta'''
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style='text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''
|style="background: #EAD1DC;padding:21px;" |  “O balanço tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, portanto, uma posição estática.” (MARTINS et al., 2013, p. 2).
|-
|}
 
 
 
'''Nas referências'''<br/>
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Referência
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''Impresso''
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | MARTINS, Eliseu et al. '''Manual de contabilidade societária''': aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2013.
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''On-line''
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | MARTINS, Eliseu et al. '''Manual de contabilidade societária''': aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2013. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 1 jun. 2016.
|}
 
=='''Autor entidade'''==
{| style="color:white; text-align:center; background-color:#9bcdac; width:100%; padding:21px;"
|+ style="caption-side:higher; color:orange;"|'''Modelo de Referência'''
|NOME DA ENTIDADE POR EXTENSO. '''Título'''. Local de publicação, ano de publicação.
|}
 
 
'''Na citação indireta'''
{| style="color:grey; width:100%;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #F1C232;color:white;height:70px" |''Indireta''
|style="background: #FFF2CC;padding:21px;" | De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Direto (2010) este é o melhor momento para a geração de riquezas e oportunidade de desenvolvimento no setor de turismo no Brasil.
|-
|}
 
 
'''Na citação direta'''
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style='text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''
|style="background: #EAD1DC;padding:21px;" |  "O setor de turismo no Brasil está diante da maior oportunidade de desenvolvimento e geração de riqueza jamais vivida." (BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO, 2010, p. 82).
|-
|}
 
 
 
'''Nas referências'''<br/>
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Referência
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''Impresso''
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010.
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''On-line''
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 12 set. 2016.
|}
 
=='''Autoria desconhecida'''==
 
{| style="color:white; text-align:center; background-color:#9bcdac; width:100%; padding:21px;"
|+ style="caption-side:higher; color:orange;"|'''Modelo de Referência'''
| Título (Primeira palavra em CAIXA ALTA). Local de publicação: Editora, ano de publicação.
|}
 
 
'''Na citação indireta'''
{| style="color:grey; width:100%;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #F1C232;color:white;height:70px" |''Indireta''
|style="background: #FFF2CC;padding:21px;" |Crianças a partir de 5 anos são levadas para o trabalho nas lavouras em Londrina (PR). (NOS CANAVIAIS..., 1995)
|-
|}
 
 
'''Na citação direta'''
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style='text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''
|style="background: #EAD1DC;padding:21px;" | “em nova Londrina (PR), as crianças são levadas às lavouras a partir dos 5 anos”. (NOS CANAVIAIS..., 1995, p. 12)
|-
|}
 
 
 
'''Nas referências'''<br/>
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Referência
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''Impresso''
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | NOS CANAVIAIS, Mutilação em vez de lazer e escola. Rio de Janeiro: Globo, 1995.
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''On-line''
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | NOS CANAVIAIS, Mutilação em vez de lazer e escola. Rio de Janeiro: Globo, 1995. São Paulo, 2010. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 5 set. 2016.
|}
 
=='''Sem data, local de publicação e/ou editora'''==
 
===''Data''===
Se nenhuma data de publicação, distribuição, copyright, impressão etc. puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes, conforme indicado:
{| style="color:white; text-align:center; background-color:#9bcdac; width:100%; padding:21px;"
|+ style="caption-side:higher; color:orange;"|'''Modelo'''
|[1971 ou 1972]
| um ano ou outro
|-
|[1969?]
|data provável
|-
|[1973]
|data certa, não indicada no item
|-
|[entre 1906 e 1912]
|use intervalos menores de 20 anos
|-
|[ca. 1960]
|data aproximada
|-
|[197-]
|década certa
|-
|[197-?]
|década provável
|-
|[18--]
|século certo
|-
|[18--?]
|século provável
|}
 
===''Local de publicação''===
O nome do local (cidade) de publicação deve ser indicado tal como figura no documento. Alguns casos fogem à regra, tais como:
 
*No caso de homônimos de cidade, acrescenta-se o nome do estado, do país etc;
*Quando houver mais de um local para uma só editora, indica-se o primeiro ou o mais destacado;
*Quando a cidade não aparece no documento, mas pode ser identificada, indica-se entre colchetes;
*Não sendo possível determinar o local, utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes '''[S.l.]'''.
 
===''Editora''===
O nome da editora deve ser indicado tal como figura no documento. Quando a editora não puder ser identificada, deve-se indicar a expressão ''sine nomine'', abreviada, entre colchetes '''[s.n.]''';
 
Observação: quando o local e o editor não puderem ser identificados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas e entre colchetes '''[S.l.: s.n.]'''.
 
=='''Citação de vários autores simultâneos'''==
 
'''Citação indireta'''
O desenvolvimento de uma estratégia de marketing envolve dois aspectos: a definição do mercado-alvo e a definição do Composto de Marketing, ou, mais especificamente, decisões sobre os 4Pês. (McCARTHY, 1981; AAKER, 1997; KOTLER, 2000).
 
'''Nas referências'''
{| class="wikitable" style="text-align: lefth;"
 
|rowspan="3"|''Impresso''
|AAKER, D. A. '''Marketing Research'''. New York: John Wiley & Sons, 1997.
|-
|KOTLER, P. '''Administração de Marketing''': a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice  Hall, 2000.
|-
|colspan="3"|McCARTHY, J. B. '''Marketing Approach'''. Homewood: Irwin, 1981.
|}
 
=='''Capítulo de livro'''==
 
Modelo de referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título do capítulo. In: referência completa do livro.
 
 
 
'''Na citação direta'''
Borges e Yamamoto (2014, p. 28) destacam que: “No Império Romano, as guerras e conquistas, o antagonismo de classe e as crises econômicas que empobreciam ainda mais as camadas populares garantiam a abundância de mão de obra escrava”.
 
 
 
'''Na citação indireta'''
O trabalho escravo, no Império Romano, era abundante devido as guerras e conquistas, além das crises econômicas e o empobrecimento das classes populares fortalecia o uso desta mão de obra. (BORGES; YAMAMOTO, 2014).
 
 
'''Nas referências'''
*Se o autor da parte é diferente do autor da obra no todo.
 
{| class="wikitable" style="text-align: left;"
 
|''Impresso''
|BORGES, Livia de Oliveira; YAMAMOTO, Oswaldo H. '''Mundo do trabalho''': construção histórica e desafios contemporâneos. In: BASTOS, Antonio Virgilio Bittencourt; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; ZANELLI, José Carlos (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 25-72.
 
|-
|''On-line''
|BORGES, Livia de Oliveira; YAMAMOTO, Oswaldo H. '''Mundo do trabalho''': construção histórica e desafios contemporâneos. In: BASTOS, Antonio Virgilio Bittencourt; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; ZANELLI, José Carlos (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 25-72. Disponível em: <http:online.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582710852>. Acesso em: 21 jun. 2016.
 
|-
|}
 
 
*Se o autor da parte é idêntico ao autor da obra no todo
 
{| class="wikitable" style="text-align: lefth;"
 
|''Impresso''
|FREITAS, Marcos. Para uma sociologia histórica da infância no Brasil. In: ______. (Org.). '''História social da infância no Brasil'''. São Paulo: Cortez, 2001. p. 11- 18.
|}
 
-----------------------------------
{| border="1" cellpadding="5" cellspacing="0" style="text-align: center;"
|+'''Exemplo de tabela'''
|-
! style="background: #efefef;" | Primeiro cabeçalho
! colspan="2" style="background: #ffdead;" | Segundo cabeçalho
|-
| Superior esquerdo
|
| rowspan=2 style="border-bottom: 3px solid grey; vertical-align: top;" |
lateral direita
|-
| style="border-bottom: 3px solid grey;" | inferior esquerdo
| style="border-bottom: 3px solid grey;" | inferior central
|-
| colspan="3" style="text-align: center;" |
{| border="0"
|+''Tabela dentro de tabela''
|-
| style="width: 150px; text-align: center;" | [[Imagem:Wikipedia-logo-pt.png]]
| style="width: 150px; text-align: center;" | [[Imagem:Wikipedia-logo-pt.png]]
|-
| colspan="2" style="text-align: center; border: 1px solid red;" | Dois logos da Wikipédia
|}
|}
|}

Edição atual tal como às 13h14min de 22 de março de 2025

Modelo de Referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação indireta

Tipo Citação
Indireta Na obra de Alves (2000), toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói.


Ou

Tipo Citação
Indireta O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói (Alves, 2000).


Na citação direta

Tipo Citação
Direta “O negro é o herói da nação brasileira” (Alves, 2000, p. 43).


Ou

Tipo Citação
Direta Segundo Alves (2000, p. 43) “O negro é o herói da nação brasileira”.


Nas referências

Tipo Referência
Impresso ALVES, Castro. Navio negreiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.
E-book ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2002.