Evitando o plágio: mudanças entre as edições

De Normas ABNT
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(15 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 11: Linha 11:




A Universidade Federal Fluminense criou uma [http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf cartilha][ para explicar o plágio e orientar os estudantes no sentido de evitá-lo. É uma leitura interessante.
A Universidade Federal Fluminense criou uma cartilha para explicar o plágio e orientar os estudantes no sentido de evitá-lo. É uma leitura interessante.
 
http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf

Edição atual tal como às 14h10min de 3 de janeiro de 2018

Plagiar é apresentar como suas as idéias ou o texto de outra pessoa.


O plágio pode ser intencional, quando se copia um trecho sem a devida citação e indicação da fonte, mas também pode ser fruto de criptomnésia: "ilusão de ser o primeiro a formular uma determinada ideia ou a empregar determinado vocábulo quando, na verdade, estão apenas recuperando, na memória, um conteúdo que foi colhido da obra de outrem" (MORENO, 2013).


O fichamento de leituras é um grande aliado para evitarmos a criptomnésia.


A Universidade Federal Fluminense criou uma cartilha para explicar o plágio e orientar os estudantes no sentido de evitá-lo. É uma leitura interessante.

http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf