Livro: mudanças entre as edições

De Normas ABNT
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Linha 153: Linha 153:


=='''Autor entidade'''==
=='''Autor entidade'''==
{| style="color:white; text-align:center; background-color:#9bcdac; width:100%; padding:21px;"
|+ style="caption-side:higher; color:orange;"|'''Modelo de Referência'''
|NOME DA ENTIDADE POR EXTENSO. '''Título'''. Local de publicação, ano de publicação.
|}


Modelo de referência
NOME DA ENTIDADE POR EXTENSO. '''Título'''. Local de publicação, ano de publicação.


'''Na citação indireta'''
{| style="color:grey; width:100%;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Citação
|-
|style="text-align: center;background: #F1C232;color:white;height:70px" |''Indireta''
|style="background: #FFF2CC;padding:21px;" | De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Direto (2010) este é o melhor momento para a geração de riquezas e oportunidade de desenvolvimento no setor de turismo no Brasil.
|-
|}




'''Na citação direta'''
'''Na citação direta'''
  "O setor de turismo no Brasil está diante da maior oportunidade de desenvolvimento e geração de riqueza jamais vivida." (ASSOCIAÇÃO..., 2010, p. 82).
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
 
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
 
!style='text-align: center;" | Citação
 
|-
'''Na citação indireta'''
|style="text-align: center;background: #C27BA0;color:white;height:70px;" |''Direta''
De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Direto (2010) este é o melhor momento para a geração de riquezas e oportunidade de desenvolvimento no setor de turismo no Brasil.
|style="background: #EAD1DC;padding:21px;" | "O setor de turismo no Brasil está diante da maior oportunidade de desenvolvimento e geração de riqueza jamais vivida." (ASSOCIAÇÃO..., 2010, p. 82).
 
|-
|}


'''Nas referências'''
{| class="wikitable" style="text-align: lefth;"


|''Impresso''
|ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010.


'''Nas referências'''<br/>
{| style="color:grey; width:100%;height:100px;"
!Style="text-align: center;width: 80px;"| Tipo
!style="text-align: center;" | Referência
|-
|-
|''On-line''
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''Impresso''  
|ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 12 set. 2016.
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010.
|-
|-
|style="text-align: center;background: #8EAADB;color:white;height:60px;" |''On-line''
|style="background: #CFE2F3;padding:21px;" | ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 12 set. 2016.
|}
|}



Edição das 17h02min de 28 de outubro de 2016

Um autor

Modelo de Referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação indireta

Tipo Citação
Indireta Na obra de Alves (2000), toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói.


Ou

Tipo Citação
Indireta O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói. (ALVES, 2000).


Na citação direta

Tipo Citação
Direta “O negro é o herói da nação brasileira.” (ALVES, 2000, p. 43).


Ou

Tipo Citação
Direta Segundo Alves (2000, p. 43) “O negro é o herói da nação brasileira”.


Nas referências

Tipo Referência
Impresso ALVES, Castro. Navio negreiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.
On-line ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002.

Até três autores

Modelo de Referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação indireta

Tipo Citação
Indireta A satisfação do cliente é um ponto importante para o entendimento do marketing”. (LOVELOCK, WIRTZ, HEMZO; 2011).


Na citação direta

Tipo Citação
Direta Lovelock, Wirtz, Hemzo, (2011, p. 69) afirmam que “a satisfação do cliente é crucial para o conceito de marketing”.


Nas referências

Tipo Referência
Impresso LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
On-line LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Disponível em: <http:espm.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576058885>. Acesso em: 21 jun. 2016.

A partir de quatro autores

Modelo de Referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. Título. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação indireta

Tipo Citação
Indireta Segundo Martins et al. (2013), a posição financeira e patrimonial de uma empresa é apresentada pelo balanço em determinada data, representando uma posição estática


Na citação direta

Tipo Citação
Direta “O balanço tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, portanto, uma posição estática.” (MARTINS et al., 2013, p. 2).


Nas referências

Tipo Referência
Impresso MARTINS, Eliseu et al. Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2013.
On-line MARTINS, Eliseu et al. Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2013. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 1 jun. 2016.

Autor entidade

Modelo de Referência
NOME DA ENTIDADE POR EXTENSO. Título. Local de publicação, ano de publicação.


Na citação indireta

Tipo Citação
Indireta De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Direto (2010) este é o melhor momento para a geração de riquezas e oportunidade de desenvolvimento no setor de turismo no Brasil.


Na citação direta

Tipo Citação
Direta "O setor de turismo no Brasil está diante da maior oportunidade de desenvolvimento e geração de riqueza jamais vivida." (ASSOCIAÇÃO..., 2010, p. 82).


Nas referências

Tipo Referência
Impresso ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010.
On-line ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 12 set. 2016.

Autoria desconhecida

Modelo de referência

Título (Primeira palavra em CAIXA ALTA). Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação direta

“em nova Londrina (PR), as crianças são levadas às lavouras a partir dos 5 anos”. (NOS CANAVIAIS..., 1995, p. 12)


Na citação indireta

Crianças a partir de 5 anos são levadas para o trabalho nas lavouras em Londrina (PR). (NOS CANAVIAIS..., 1995)


Nas referências

Impresso NOS CANAVIAIS, Mutilação em vez de lazer e escola. Rio de Janeiro: Globo, 1995.
On-line NOS CANAVIAIS, Mutilação em vez de lazer e escola. Rio de Janeiro: Globo, 1995. São Paulo, 2010. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 5 set. 2016.

Sem data, local de publicação e/ou editora

Data

Se nenhuma data de publicação, distribuição, copirraite, impressão etc. puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes, conforme indicado:

[1971 ou 1972] um ano ou outro
[1969?] data provável
[1973] data certa, não indicada no item
[entre 1906 e 1912] use intervalos menores de 20 anos
[ca. 1960] data aproximada
[197-] década certa
[197-?] década provável
[18--] século certo
[18--?] século provável


Local de publicação

O nome do local (cidade) de publicação deve ser indicado tal como figura no documento. Alguns casos fogem à regra, tais como:

  • No caso de homônimos de cidade, acrescenta-se o nome do estado, do país etc;
  • Quando houver mais de um local para uma só editora, indica-se o primeiro ou o mais destacado;
  • Quando a cidade não aparece no documento, mas pode ser identificada, indica-se entre colchetes;
  • Não sendo possível determinar o local, utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes [S.l.].

Editora

O nome da editora deve ser indicado tal como figura no documento. Quando a editora não puder ser identificada, deve-se indicar a expressão sine nomine, abreviada, entre colchetes [s.n.];

Observação: quando o local e o editor não puderem ser identificados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas e entre colchetes [S.l.: s.n.].

Citação de vários autores simultâneos

Citação indireta

O desenvolvimento de uma estratégia de marketing envolve dois aspectos: a definição do mercado-alvo e a definição do Composto de Marketing, ou, mais especificamente, decisões sobre os 4Pês. (McCARTHY, 1981; AAKER, 1997; KOTLER, 2000).

Nas referências

Impresso AAKER, D. A. Marketing Research. New York: John Wiley & Sons, 1997.
KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
McCARTHY, J. B. Marketing Approach. Homewood: Irwin, 1981.

Capítulo de livro

Modelo de referência

ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título do capítulo. In: referência completa do livro. 


Na citação direta

Borges e Yamamoto (2014, p. 28) destacam que: “No Império Romano, as guerras e conquistas, o antagonismo de classe e as crises econômicas que empobreciam ainda mais as camadas populares garantiam a abundância de mão de obra escrava”.


Na citação indireta

O trabalho escravo, no Império Romano, era abundante devido as guerras e conquistas, além das crises econômicas e o empobrecimento das classes populares fortalecia o uso desta mão de obra. (BORGES; YAMAMOTO, 2014).


Nas referências

  • Se o autor da parte é diferente do autor da obra no todo.
Impresso BORGES, Livia de Oliveira; YAMAMOTO, Oswaldo H. Mundo do trabalho: construção histórica e desafios contemporâneos. In: BASTOS, Antonio Virgilio Bittencourt; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; ZANELLI, José Carlos (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 25-72.
On-line BORGES, Livia de Oliveira; YAMAMOTO, Oswaldo H. Mundo do trabalho: construção histórica e desafios contemporâneos. In: BASTOS, Antonio Virgilio Bittencourt; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; ZANELLI, José Carlos (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 25-72. Disponível em: <http:online.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582710852>. Acesso em: 21 jun. 2016.


  • Se o autor da parte é idêntico ao autor da obra no todo
Impresso FREITAS, Marcos. Para uma sociologia histórica da infância no Brasil. In: ______. (Org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001. p. 11- 18.

Exemplo de tabela
Primeiro cabeçalho Segundo cabeçalho
Superior esquerdo

lateral direita

inferior esquerdo inferior central
Tabela dentro de tabela
Arquivo:Wikipedia-logo-pt.png Arquivo:Wikipedia-logo-pt.png
Dois logos da Wikipédia