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'''Nas referências'''<br/>
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*Se o autor da parte difere do autor da obra no todo
*Se o autor da parte difere do autor da obra no todo

Edição das 21h41min de 28 de outubro de 2016

Um autor

Modelo de Referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação indireta

Tipo Citação
Indireta Na obra de Alves (2000), toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói.


Ou

Tipo Citação
Indireta O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói. (ALVES, 2000).


Na citação direta

Tipo Citação
Direta “O negro é o herói da nação brasileira.” (ALVES, 2000, p. 43).


Ou

Tipo Citação
Direta Segundo Alves (2000, p. 43) “O negro é o herói da nação brasileira”.


Nas referências

Tipo Referência
Impresso ALVES, Castro. Navio negreiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.
On-line ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002.

Até três autores

Modelo de Referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação indireta

Tipo Citação
Indireta A satisfação do cliente é um ponto importante para o entendimento do marketing”. (LOVELOCK, WIRTZ, HEMZO; 2011).


Na citação direta

Tipo Citação
Direta Lovelock, Wirtz, Hemzo, (2011, p. 69) afirmam que “a satisfação do cliente é crucial para o conceito de marketing”.


Nas referências

Tipo Referência
Impresso LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
On-line LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Disponível em: <http:espm.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576058885>. Acesso em: 21 jun. 2016.

A partir de quatro autores

Modelo de Referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. Título. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação indireta

Tipo Citação
Indireta Segundo Martins et al. (2013), a posição financeira e patrimonial de uma empresa é apresentada pelo balanço em determinada data, representando uma posição estática


Na citação direta

Tipo Citação
Direta “O balanço tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, portanto, uma posição estática.” (MARTINS et al., 2013, p. 2).


Nas referências

Tipo Referência
Impresso MARTINS, Eliseu et al. Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2013.
On-line MARTINS, Eliseu et al. Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2013. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 1 jun. 2016.

Autor entidade

Modelo de Referência
NOME DA ENTIDADE POR EXTENSO. Título. Local de publicação, ano de publicação.


Na citação indireta

Tipo Citação
Indireta De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Direto (2010) este é o melhor momento para a geração de riquezas e oportunidade de desenvolvimento no setor de turismo no Brasil.


Na citação direta

Tipo Citação
Direta "O setor de turismo no Brasil está diante da maior oportunidade de desenvolvimento e geração de riqueza jamais vivida." (BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO, 2010, p. 82).


Nas referências

Tipo Referência
Impresso ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010.
On-line ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 12 set. 2016.

Autoria desconhecida

Modelo de Referência
Título (Primeira palavra em CAIXA ALTA). Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação indireta

Tipo Citação
Indireta Crianças a partir de 5 anos são levadas para o trabalho nas lavouras em Londrina (PR). (NOS CANAVIAIS..., 1995)


Na citação direta

Tipo Citação
Direta “em nova Londrina (PR), as crianças são levadas às lavouras a partir dos 5 anos”. (NOS CANAVIAIS..., 1995, p. 12)


Nas referências

Tipo Referência
Impresso NOS CANAVIAIS, Mutilação em vez de lazer e escola. Rio de Janeiro: Globo, 1995.
On-line NOS CANAVIAIS, Mutilação em vez de lazer e escola. Rio de Janeiro: Globo, 1995. São Paulo, 2010. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 5 set. 2016.

Sem data, local de publicação e/ou editora

Data

Se nenhuma data de publicação, distribuição, copyright, impressão etc. puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes, conforme indicado:

Descrição Exemplo
um ano ou outro [1971 ou 1972]
data provável [1969?]
data certa, não indicada no item [1973]
intervalos menores de 20 anos [entre 1906 e 1912]
data aproximada [ca. 1960]
década certa [197-]
década provável [197-?]
século certo [18--]
século provável [18--?]

Local de publicação

O nome do local (cidade) de publicação deve ser indicado tal como figura no documento. Alguns casos fogem à regra, tais como:

  • No caso de homônimos de cidade, acrescenta-se o nome do estado, do país etc;
  • Quando houver mais de um local para uma só editora, indica-se o primeiro ou o mais destacado;
  • Quando a cidade não aparece no documento, mas pode ser identificada, indica-se entre colchetes;
  • Não sendo possível determinar o local, utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes [S.l.].

Editora

O nome da editora deve ser indicado tal como figura no documento. Quando a editora não puder ser identificada, deve-se indicar a expressão sine nomine, abreviada, entre colchetes [s.n.];

Observação: quando o local e o editor não puderem ser identificados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas e entre colchetes [S.l.: s.n.].

Citação de vários autores simultâneos

Nas citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética.


Na citação indireta

Tipo Citação
Indireta O desenvolvimento de uma estratégia de marketing envolve dois aspectos: a definição do mercado-alvo e a definição do Composto de Marketing, ou, mais especificamente, decisões sobre os 4Pês. (AAKER, 1997; KOTLER, 2000; McCARTHY, 1981;).

Nas referências

Tipo Referência
Impresso
AAKER, D. A. Marketing research. New York: John Wiley & Sons, 1997.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
McCARTHY, J. B. Marketing approach. Homewood: Irwin, 1981.

Capítulo de livro

Modelo de Referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título do capítulo. In: referência completa do livro.


Na citação indireta

Tipo Citação
Indireta O trabalho escravo, no Império Romano, era abundante devido as guerras e conquistas, além das crises econômicas e o empobrecimento das classes populares fortalecia o uso desta mão de obra. (BORGES; YAMAMOTO, 2014).


Na citação direta

Tipo Citação
Direta Borges e Yamamoto (2014, p. 28) destacam que: “No Império Romano, as guerras e conquistas, o antagonismo de classe e as crises econômicas que empobreciam ainda mais as camadas populares garantiam a abundância de mão de obra escrava”.


Nas referências

  • Se o autor da parte difere do autor da obra no todo


Tipo Referência
On-line BORGES, Livia de Oliveira; YAMAMOTO, Oswaldo H. Mundo do trabalho: construção histórica e desafios contemporâneos. In: BASTOS, Antonio Virgilio Bittencourt; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; ZANELLI, José Carlos (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 25-72. Disponível em: <http:online.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582710852>. Acesso em: 21 jun. 2016.


  • Se o autor da parte é idêntico ao autor da obra no todo


Tipo Referência
Impresso B|FREITAS, Marcos. Para uma sociologia histórica da infância no Brasil. In: ______. (Org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001. p. 11- 18.