Livro
Um autor
Orange
Modelo de referência ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Na citação indireta Ou
Na citação direta Ou
Até três autoresModelo de referência ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Na citação direta Lovelock, Wirtz, Hemzo, (2011, p. 69) afirmam que “a satisfação do cliente é crucial para o conceito de marketing”.
Na citação indireta Lovelock, Wirtz, Hemzo, (2011) afirmam que “a satisfação do cliente é crucial para o conceito de marketing”.
A partir de quatro autoresModelo de referência ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. Título. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Na citação direta “O balanço tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, portanto, uma posição estática.” (MARTINS, 2013, p. 2).
Na citação indireta Segundo Martins (2013), a posição financeira e patrimonial de uma empresa é apresentada pelo balanço em determinada data, representando uma posição estática.
Autor entidadeModelo de referência NOME DA ENTIDADE POR EXTENSO. Título. Local de publicação, ano de publicação.
Na citação direta "O setor de turismo no Brasil está diante da maior oportunidade de desenvolvimento e geração de riqueza jamais vivida." (ASSOCIAÇÃO..., 2010, p. 82).
Na citação indireta De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Direto (2010) este é o melhor momento para a geração de riquezas e oportunidade de desenvolvimento no setor de turismo no Brasil.
Autoria desconhecidaModelo de referência Título (Primeira palavra em CAIXA ALTA). Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Na citação direta “em nova Londrina (PR), as crianças são levadas às lavouras a partir dos 5 anos”. (NOS CANAVIAIS..., 1995, p. 12)
Na citação indireta Crianças a partir de 5 anos são levadas para o trabalho nas lavouras em Londrina (PR). (NOS CANAVIAIS..., 1995)
Nas referências
Sem data, local de publicação e/ou editoraDataSe nenhuma data de publicação, distribuição, copirraite, impressão etc. puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes, conforme indicado:
Local de publicaçãoO nome do local (cidade) de publicação deve ser indicado tal como figura no documento. Alguns casos fogem à regra, tais como:
EditoraO nome da editora deve ser indicado tal como figura no documento. Quando a editora não puder ser identificada, deve-se indicar a expressão sine nomine, abreviada, entre colchetes [s.n.]; Observação: quando o local e o editor não puderem ser identificados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas e entre colchetes [S.l.: s.n.]. Citação de vários autores simultâneosCitação indireta O desenvolvimento de uma estratégia de marketing envolve dois aspectos: a definição do mercado-alvo e a definição do Composto de Marketing, ou, mais especificamente, decisões sobre os 4Pês. (McCARTHY, 1981; AAKER, 1997; KOTLER, 2000). Nas referências
Capítulo de livroModelo de referência ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título do capítulo. In: referência completa do livro.
Na citação direta Borges e Yamamoto (2014, p. 28) destacam que: “No Império Romano, as guerras e conquistas, o antagonismo de classe e as crises econômicas que empobreciam ainda mais as camadas populares garantiam a abundância de mão de obra escrava”.
Na citação indireta O trabalho escravo, no Império Romano, era abundante devido as guerras e conquistas, além das crises econômicas e o empobrecimento das classes populares fortalecia o uso desta mão de obra. (BORGES; YAMAMOTO, 2014).
|