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De Normas ABNT
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Um autor

Modelo de referência

ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação indireta

O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói. (ALVES, 2000).

Ou

Na obra de Alves (2000), toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói.


Na citação direta

“O negro é o herói da nação brasileira.” (ALVES, 2000, p. 43).

Ou

Segundo Alves (2000, p. 43) “O negro é o herói da nação brasileira”.


Nas referências

Impresso ALVES, Castro. Navio negreiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.
On-line ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002.

Até três autores

Modelo de referência

ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação direta

Lovelock, Wirtz, Hemzo, (2011, p. 69) afirmam que “a satisfação do cliente é crucial para o conceito de marketing”.


Na citação indireta

Lovelock, Wirtz, Hemzo, (2011) afirmam que “a satisfação do cliente é crucial para o conceito de marketing”.


Nas referências

Impresso LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
On-line LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Disponível em: <http:espm.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576058885>. Acesso em: 21 jun. 2016.

A partir de quatro autores

Modelo de referência

ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. Título. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação direta

“O balanço tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, portanto, uma posição estática.” (MARTINS, 2013, p. 2).


Na citação indireta

Segundo Martins (2013), a posição financeira e patrimonial de uma empresa é apresentada pelo balanço em determinada data, representando uma posição estática.


Nas referências

Impresso MARTINS, Eliseu et al. Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2013.
On-line MARTINS, Eliseu et al. Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2013. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 1 jun. 2016.

Autor entidade

Modelo de referência

NOME DA ENTIDADE POR EXTENSO. Título. Local de publicação, ano de publicação.


Na citação direta

"O setor de turismo no Brasil está diante da maior oportunidade de desenvolvimento e geração de riqueza jamais vivida." (ASSOCIAÇÃO..., 2010, p. 82).


Na citação indireta

De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Direto (2010) este é o melhor momento para a geração de riquezas e oportunidade de desenvolvimento no setor de turismo no Brasil.


Nas referências

Impresso ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010.
On-line ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO. Anuário brasileiro de marketing direto. São Paulo, 2010. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 12 set. 2016.

Autoria desconhecida

Modelo de referência

Título (Primeira palavra em CAIXA ALTA). Local de publicação: Editora, ano de publicação.


Na citação direta

“em nova Londrina (PR), as crianças são levadas às lavouras a partir dos 5 anos”. (NOS CANAVIAIS..., 1995, p. 12)


Na citação indireta

Crianças a partir de 5 anos são levadas para o trabalho nas lavouras em Londrina (PR). (NOS CANAVIAIS..., 1995)


Nas referências

Impresso NOS CANAVIAIS, Mutilação em vez de lazer e escola. Rio de Janeiro: Globo, 1995.
On-line NOS CANAVIAIS, Mutilação em vez de lazer e escola. Rio de Janeiro: Globo, 1995. São Paulo, 2010. Disponível em:<https:integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477289>. Acesso em: 5 set. 2016.

Sem data, local de publicação e/ou editora

Data

Se nenhuma data de publicação, distribuição, copirraite, impressão etc. puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes, conforme indicado:

[1971 ou 1972] um ano ou outro
[1969?] data provável
[1973] data certa, não indicada no item
[entre 1906 e 1912] use intervalos menores de 20 anos
[ca. 1960] data aproximada
[197-] década certa
[197-?] década provável
[18--] século certo
[18--?] século provável


'Local de publicação'

O nome do local (cidade) de publicação deve ser indicado tal como figura no documento. Alguns casos fogem à regra, tais como:

  • No caso de homônimos de cidade, acrescenta-se o nome do estado, do país etc;
  • Quando houver mais de um local para uma só editora, indica-se o primeiro ou o mais destacado;
  • Quando a cidade não aparece no documento, mas pode ser identificada, indica-se entre colchetes;
  • Não sendo possível determinar o local, utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes [S.l.].

Editora

O nome da editora deve ser indicado tal como figura no documento. Quando a editora não puder ser identificada, deve-se indicar a expressão sine nomine, abreviada, entre colchetes [s.n.];

Observação: quando o local e o editor não puderem ser identificados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas e entre colchetes [S.l.: s.n.].

Citação de vários autores simultâneos

Citação indireta

O desenvolvimento de uma estratégia de marketing envolve dois aspectos: a definição do mercado-alvo e a definição do Composto de Marketing, ou, mais especificamente, decisões sobre os 4Pês. (McCARTHY, 1981; AAKER, 1997; KOTLER, 2000).

Nas referências

Impresso AAKER, D. A. Marketing Research. New York: John Wiley & Sons, 1997.
McCARTHY, J. B. Marketing Approach. Homewood: Irwin, 1981.