Referência (obrigatório)
Lista única para todos os documentos citados ao longo do trabalho, em ordem alfabética.
- Alinhar à esquerda do texto, em espaçamento simples;
- Incluir uma linha em branco separando cada referência.
Ver:Formatação
Apresentação dos endereços eletrônicos
Para documentos online, além dos elementos essenciais e complementares, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:.
BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em:
http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofa.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011. |
Expressões em latim
As expressões “In”, “et al”, “[S. l.]” e “[S. n]” são destacadas em itálico.
Local de publicação
O local de publicação (cidade) deve ser indicado como consta no documento. Na ausência do nome da cidade, pode ser indicado o estado ou o país, desde que conste no documento.
Colchetes - documentos resultantes de eventos
Em eventos no todo, as atas, anais, proceedings, entre outros devem ser sucedidos de três pontos entre colchetes.
CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 8.; SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 14., 2009, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2009. 160 p. Tema: Múltiplos Atores e Saberes na Educação de Surdos. Inclui bibliografia. |
Autoria: mais de 3 autores
Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos. Permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al.
Nota: Deve padronizar os prenomes e sobrenomes para o mesmo autor, quando aparecerem de formas diferentes em documentos distintos.
Responsabilidade pelo conjunto da obra, em coletâneas de vários autores
A entrada deve ser feita pelo nome do responsável, seguido da abreviação, em letras minúsculas e no singular (entre parênteses).
FERREIRA, Léslie Piccolotto (org.). O fonoaudiólogo e a escola. São Paulo: Summus, 1991. |
Autoria: pessoas jurídicas
As obras de responsabilidade de pessoa jurídica (órgãos governamentais, empresas, associações, entre outros) têm entrada pela forma conhecida ou como se destaca no documento, por extenso ou abreviada.
Nota: convém que se padronizem os nomes para o mesmo autor, quando aparecem de formas diferentes em documentos distintos.
USP. Catálogo de teses da Universidade de São Paulo, 1992. São Paulo: USP, 1993. 467 p. |
Autoria: pessoas jurídicas e editoras
Quando a editora for também autor (pessoa jurídica), pode-se adotar, no campo Editora, a forma abreviada (ou sigla), desde que esta conste no documento.
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). A situação do tabagismo no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, c2011. |
Sem autor: títulos e subtítulos longos
Em títulos e subtítulos longos, podem-se suprimir as últimas palavras, desde que não seja alterado o sentido. A supressão deve ser indicada por reticências entre colchetes.
ARTE de furtar [...]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992. |
DOI (DIGITAL OBJECT IDENTIFIER)
O DOI pode ser utilizado na referência como elemento complementar, ou seja, não obrigatório.
LOEVINSOHN, Benjamin. Performance-based contracting for health services in developing countries: a toolkit. Washington, DC: The World Bank, 2008. 202 p. (Health,
Nutrition, and Population Series, 44821). ISBN 978-0-8213-7536-5. DOI 10.1596/978-0-8213-7536-5. Disponível em: http://www.who.int/ management/resources/fnances/CoverSection1.pdf. Acesso em: 7 maio 2010. |
Nome do orientador
O nome do orientador apresenta-se como elemento complementar nas referências de trabalhos acadêmicos.
ACCORSSI, Aline. Materializações do pensamento social sobre a pobreza. Orientador: Helena Beatriz Kochenborger Scarparo. 2011. 184 f. Tese (Doutorado em Psicologia) –
Faculdade de Psicologia, PUCRS, Porto Alegre, 2011. Versões impressa e eletrônica. |
Idioma e informações adicionais nas referências
O nome do orientador apresenta-se como elemento complementar nas referências de trabalhos acadêmicos. Elementos essenciais devem refletir os dados do documento referenciado. Informações acrescidas devem seguir o idioma do texto em elaboração e não do documento referenciado. Ao optar pelo uso de elementos complementares, estes devem ser incluídos em todas as referências do mesmo tipo de documento.